Guia foi pouco divulgado em Resende

Engenheiros, arquitetos, síndicos e donos de prédios particulares e comerciais, participaram no último dia 20, de uma palestra para a divulgação do Guia de Laudo Técnico e Autovistoria Predial (autovistoria). O guia tem como objetivo diminuir os acidentes e tragédias que acontecem por falta de manutenção nos prédios. Ele foi criado com base na lei n º 6.400 de 5 de março de 2013, determinando a realização periódica por autovistoria, que deve ser feita pelos condomínios ou por proprietários dos prédios residenciais, comerciais e pelo poder público, nos prédios públicos, incluindo estruturas,  fachadas, marquises, telhados e obras de contenção de encostas como todas as suas instalações, onde deve ser feito um laudo técnico de vistoria predial. “A lei foi criada em face dos inúmeros e repetitivos acontecimentos no Rio, como as quedas de marquise, explosão de gás e tragédias com prédios”, explica Marcelo Faria, inspetor do Conselho Regional e Engenharia e Arquitetura (Crea) de Itatiaia e associado ao Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge).

A palestra contou com a presença do diretor do conselho do Senge, Luiz Cosenza (na foto, de camisa rosa), que explicou um pouco sobre a lei e sobre o laudo técnico, que deve que ser emitido nas construções, previsto pela lei. “O que nos levou a fazer o guia foi quando começamos a ter problemas com a lei. Engenheiros fingiam que estavam fazendo a inspeção e os síndicos aceitavam pagar um preço mais barato por essa falsa inspeção, o guia foi feito como uma orientação para que esse laudo seja feito corretamente”, explica.

Disse ainda que em Resende nenhum laudo de vistoria foi feito pelo município, e acredita que uma lei especifica seria importante para a Cidade. “Resende precisa de uma lei, os vereadores tem que colocar um projeto para ajudar a Lei Estadual dentro de Resende”.

Leia a matéria na íntegra no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.