Prefeitura de Porto Real abre inscrições para aula de italiano

A secretaria de Ação Social e Habitação está com inscrições abertas para a Oficina de Italiano. Para se inscrever o interessado deve se dirigir ao Espaço do Saber, localizado à Rua 12, nº. 56, Jardim das Acácias. As aulas são ministradas pelos professores Ester Veloso e Ronaldo Veloso, que carregam uma experiência de 25 anos de ensino do idioma. O casal morou quase três décadas em Milão, na Itália e possui dupla nacionalidade (italiana e brasileira). A oficina pode comportar até quatro turmas de vinte alunos, um total de oitenta vagas, duas vezes por semana.

A aluna Ana Caroline Tioté, 20 anos, moradora do bairro Jardim das Acácias, disse que entrou na oficina há um mês, mas que já consegue acompanhar a turma.

– É muito legal, pois eu posso vir aqui quantas vezes quiser para tirar minhas dúvidas. Os professores são atenciosos e conseguem esclarecer bem o conteúdo das aulas. Além disso, eu acho o italiano um idioma lindo de se ouvir e de falar e também é um acréscimo ao meu currículo – elogiou Ana Carolina.

– Estou na oficina desde que começou. Na época eu trabalhava, fazia turno. Mas isso não me impediu de participar da aula. Pelo incentivo dos professores e como uma maneira de apoiar também a minha filha, de 13 anos, que também participa, resolvi continuar. Acredito que esta é uma maneira de manter viva a tradição da cultura italiana em Porto Real. Todo mundo deveria participar – aconselhou Laércio Fernandes, 39 anos, que também mora no Jardim das Acácias.

Recentemente chegado ao Brasil, o casal propôs à secretaria de Ação Social e Habitação uma oficina que tem o objetivo de ensinar conceitos básicos da língua, bem como um pouco sobre a cultura e hábitos da Itália. Conforme a professora Ester Veloso, o interessado em participar das aulas deve comparecer ao Espaço do Saber e preencher uma ficha. Ester relatou que não há limite de idade e que em caso de ser menor, deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis.

– Repetimos a lição quantas vezes forem necessárias. Ensinar para nós é uma satisfação. É uma excelente iniciativa da prefeitura, abraçar essa causa que é um grande benefício para a população. Iniciamos os ensinos no dia 6 de maio e pretendemos terminar em dezembro. O aprendizado vai sempre do aluno, quanto mais querem aprender, mais ensinamos – ressaltou Ester Veloso.
Ester relatou que ela e o marido, Ronaldo Veloso, ensinam, sobretudo, por amor à profissão e que a ideia é passar conhecimento e incentivar laços sociais, através da convivência entre os alunos.

– Temos um ambiente apropriado e um método prático de aprendizado. O foco é a conversação, sem deixar de aplicar conceitos de gramática. Partimos da ideia de o que um bebê aprende primeiro a falar. Só não aprende quem não tiver interesse. Temos exemplos de pessoas que mesmo tendo chegado após o início das aulas, conseguiram assimilar bem o conteúdo e chegaram ao nível de conhecimento dos outros alunos. Temos uma boa experiência e além disso o Ronaldo ainda leciona em um curso privado internacional – completou Ester.

– Trata-se de uma oficina cujo principal objetivo é o fortalecimento de vínculos. Não é um curso de italiano. Trata-se de uma oficina de iniciação ao idioma italiano. É um atendimento a uma solicitação da própria população. Foi realizada uma pesquisa junto à comunidade que culminou na realização dessa oficina – esclareceu a secretária de Ação Social e Habitação, Laura Rezende.

A prefeita Cida acredita que o estudo da língua pode ajudar na socialização e no conhecimento cultural da população.

– Promover essa oficina é uma maneira de mostrar a todos a importância da cultura italiana na história de nossa cidade. Além disso, através do conhecimento, formam-se laços que são cruciais para o processo de socialização de qualquer cidadão – considerou a prefeita.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.