Justiça determina indisponibilidade de bens de réus do caso Chusquea

O juiz da 2ª Vara Civil de Resende, Hindenburg Brasil, decretou na tarde do dia 7 o bloqueio de bens imóveis de quatro réus do processo 0007523-69.2013.8.19.0045 conhecido como o “Caso das Mudas Milionárias”. Os bens de Ivani Nobre, Paulo José Fontanezzi, Chusquea Projetos e Serviços Ltda e Cláudia Fernandes Moraes serão bloqueados até que cheguem ao valor de R$ 1.550.046,80, valor que o juiz considera ter sido o do dano causado ao patrimônio público. Até o fechamento desta edição, a decisão ainda não havia sido publicada.

A investigação que deu origem ao processo partiu de uma matéria realizada pelo jornal BEIRA-RIO em 2011. Na época, a prefeitura de Resende, por intermédio da Amar (Agência do Meio Ambiente de Resende), firmou um novo contrato com a empresa Chusquea no valor de mais de meio milhão de reais para a produção das mudas, coletas de sementes, irrigação, abertura de covas, adubação orgânica, limpeza de terreno, plantio das mudas, coroamento, tutoramento e manutenção de cercas de divisa de áreas reflorestadas. No entanto, o BEIRA-RIO apurou que as mudas do contrato anterior, de 2009, ainda não haviam sido plantadas. A editora do jornal chegou a ir pessoalmente ao Vale do Suinã e outros locais onde as mudas deveriam ter sido plantadas e não apenas verificou, mas também fotografou que não havia nada nestes locais. Após a matéria, a empresa começou a realizar o plantio em zonas aleatórias da cidade, sem qualquer critério, mas ainda assim o Ministério Público Estadual (MPE) começou a investigar o caso.

Leia mais sobre esse caso no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

5 thoughts on “Justiça determina indisponibilidade de bens de réus do caso Chusquea

  1. Esse Paulo José Fontanezzi é ficha imunda mesmo.
    Foi demitido da INB por (…) e tentou judicialmente reverter a demissão e não conseguiu.
    Foi ou ainda é secretário de meio ambiente da prefeitura e deve meter a mão com vontade no erário público, e ainda tem esse processo citado na reportagem?
    Ele deveria estar na cadeia e não circulando livremente no meio de pessoas de bem.

  2. Mas fiquem tranquilos minha gente.Ele não vai morrer de fome,pois no final do mês o dele vai estar na conta,pois ele,apesar dessa (…) da Prefeitura de Resende!
    Malandro é Malandro,Mané é Mané e resendense é povo otário,pois se permite ter um (…) desse,como o Paulo José Fontanezzi nomeado a alto salário na Prefeitura!

  3. profissional incapaz deve ser demitido.. bom ver que o MP esta tomando providências para eliminar da vida publica seres como esse. e ainda reaver os prejuízos ..Parabéns

  4. Ana Lucia, chegado o momento de listar as condenações de Paulo Fontanezi nas dezenas de crimes supostamente cometidos enquanto presidente da AMAR. São dezenas de processos que vão de desvio de recursos públicos a crimes ambientais. Não podemos deixar passar despercebidos aos olhos do contribuinte resendense os prejuízos causados ao erário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.