Como o mundo celebra a Páscoa

Com o surgimento do cristianismo, algumas nações acabaram incorporando elementos da tanto da tradição pré-cristã, quanto do judaísmo para a comemoração da Páscoa. Originalmente, come-se peixe durante a semana que antecede a Páscoa em sinal de sacrifício. Já no domingo, é mais comum o consumo de carne de porco. “Mais recentemente, em países como Brasil e Portugal, começou-se a comer peixe também no domingo. O consumo de bacalhau é uma atualização”, diz. O uso do peixe se tornou muito comum por seu sabor marcante. “Com um pedaço pequeno é possível fazer uma refeição farta usando outros produtos mais baratos, como batata e couve”, anota Maranhão.

Entre os europeus, árabes e judeus, há o costume de comer cordeiro no domingo de Páscoa. “Esse hábito é carregado de referências cristãs. O cordeiro simboliza o próprio Cristo e também os sacrifícios que eram feitos com o animal”, explica Sandro Dias, professor de história da gastronomia do Centro Universitário Senac – Campus Águas de São Pedro.

O ovo de Páscoa, presente nas comemorações em diversos países, remete à fartura e à prosperidade, à vida que se renova. “Desde o século 18 na França, há uma tradição de limpar o conteúdo dos ovos de galinha e recheá-los com chocolate (foto)”, diz o professor. “O coelho, que também remete à fertilidade, acabou virando símbolo de abundância na Páscoa”, acrescenta.

Saiba como é a Páscoa em vários países nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.