Laís Amaral

A paçoca nossa de cada dia
A paçoca é um prato de origem indígena, típico da culinária brasileira. No Nordeste ela mais conhecida e consumida na versão salgada, feita à base de carne de sol pilada com farinha de mandioca. Em nossa região a paçoca mais conhecida é a doce, também de origem indígena e feita com amendoim moído (do Tupi: po-çoc, esmigalhar), farinha de mandioca e açúcar. A Semana Santa, dias de grande significado para um país cristão, tem coisas que gosto muito. A paçoca é uma delas. Em Resende nessa época, o preparo da paçoca ultrapassa a mera confecção. É também um ritual de exercício de união e harmonia em família. Conheço algumas famílias que mantém essa tradição no bairro Paraíso. Possivelmente aconteça em outros bairros da cidade. Lembro-me da minha infância, na Baixada, onde vivi, quando minha avó na Semana Santa e durante as festas juninas, fazia paçoca e outras gostosuras. Mas não havia o ritual familiar que conheci aqui. Acho muito legal. Pessoas amigas daquele bairro me acarinham nessa época com a iguaria. Adoro. Uma em especial é feita com fubá em vez de farinha de mandioca. Um verdadeiro manjar dos deuses. Viva a Semana Santa, viva a paçoca e tudo de bom para essa gente amiga !

Luz sobre os programas ambientais da INB
Com a saída do PSB da base do Governo Federal – para que o ex-ministro de Lula, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos dispute a próxima eleição para a Presidência da República, a natural “dança das cadeiras”, com a saída de membros do ex-partido aliado, vem ocorrendo em esferas político-administrativos e em empresas públicas. Não por acaso o deputado federal Jorge Bittar (PT) tem estado mais próximo da INB (Indústrias Nucleares do Brasil). E numa dessas visitas encontrou e conversou muito com a bióloga Flávia de Almeida, que é supervisora do Centro Zoobotânico e coordena o Programa de Educação Ambiental Participativo nos municípios de Resende, Itatiaia e Areias. Flávia falou também do Programa de Restauração da Mata Atlântica, que realiza o plantio de 100.000 (cem mil) mudas de espécies nativas por ano. Inclusive a INB já ganhou quatro importantes premiações por esses programas. Acho que a Flávia está mais esperançosa com a possibilidade de os programas ambientais da INB terem mais destaque e apoio. A gente torce por aqui.

TRIPA
* Nesta Sexta-feira Santa, dia 18, pra quem ficou na região e aprecia a boa música, a pedida é a apresentação do Grupo Zangareio, às 20h30, no Recanto 21, em Quatis. O ingresso custa R$ 10. O grupo é de Angra dos Reis e tem no currículo participações em shows de grandes nomes da MPB como Toninho Horta, Alceu Valença, João Nogueira. No repertório, canções de Milton Nascimento, Hermeto Paschoal, Beto Guedes entre outros. Morei em Angra e conheço bem alguns dos músicos do Zangareio como PC Castilho e Fernando Grande. Os caras são do primeiro time. Vale conferir !! * O ‘Samba na Gamboa’, do Diogo Nogueira na TV Brasil, na terça passada recebeu o cantor Augusto Martins e o violonista Marcell Powell. O programa foi dedicado à obra de Zé Kéti. Muito legal e o Augusto falou no André Whately que sugeriu que os dois fizessem um trabalho juntos. Legal. O programa será reprisado neste domingo às 20 horas * Todo mundo já sabe, mas é sempre bom repetir para o pessoal não esquecer que o povo não gosta de porcaria. Ele só consome porcaria (BBBs, Faustão, sertanejos, etc) por que só dão porcaria pra ele. Veja o desabafo do artista plástico Antonio Veronese, no meu blog, Boca de Siri-Lais (bocadesiri-lais.blogspot.com) * A Ponte Doutor Nilo Peçanha, carinhosamente conhecida como Ponte Velha, comemorou nessa quarta-feira, 109 anos. Na celebração a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, por meio do Arquivo Histórico Municipal, abriu uma exposição fotográfica denominada “Ponte Velha – 109 Anos de História” que retrata aspectos deste patrimônio histórico e turístico do Município ao longo dos anos. Na abertura da exposição, o coronel Edgar Fonseca, do Procon declamou o cordel ‘Alto da Ponte Velha’, de Marcionito Neves. Mais um ponto para o Preto Velho, Claudionor Rosa * Quem não tem rei, vai de Sheik !

ANIVERSÁRIOS
Quem inaugurou idade nova nessa terça-feira, dia 15, foi o nosso amigo Bruno, botafoguense da ‘Fúria”, que trabalha na Prefeitura de Resende. Parabéns e todas as felicidades do mundo a ele.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.