Compromisso de recuperação da Lagoa da Turfeira

A montadora de automóveis e motores Nissan foi inaugurada nessa semana em Resende com o compromisso de realizar estudos ambientais sobre a área em que está instalada, próximo à Lagoa da Turfeira, e, posteriormente, construir no local uma Unidade de Conservação Ambiental. É uma solução feliz para reduzir o impacto ambiental que uma montadora desse porte poderia causar ao Meio Ambiente e um final ainda mais feliz para uma história que começou bem diferente, há dois anos.

Ainda em outubro de 2011 a Nissan anunciou a escolha de Resende para instalar sua montadora de automóveis brasileira. No final do mesmo mês, a Secretaria de Obras de Resende emitiu uma declaração de licença para uso do solo na área industrial e zoneamento urbano. No início de 2012 o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) concedeu à empresa licença para fabricar automóveis e para realizar as obras de terraplanagem em uma área de 104 hectares. Da Prefeitura de Resende vieram o Alvará de licença e a inscrição no município para que começassem as atividades. Em abril começaram as obras de terraplanagem e no mesmo mês o biólogo e ornitólogo (estudioso de aves) Luciano Moreira Lima denunciou que as obras estavam destruindo o Banhado da Kodak, também conhecido como Lagoa da Turfeira, através de seu aterramento.

— Ao visitar o local no sábado à tarde (dia 21) e me deparar com uma enorme área terraplanada próxima ao espelho d’água entrei em contato imediatamente com o vereador Gláucio Julianelli e estamos buscando mobilizar o maior número de pessoas possível com o intuito de impedir o que pode ser uma das maiores tragédias ambientais ocorridas em Resende nos últimos anos – comentou o pesquisador, na ocasião, e referindo-se ao então vereador do PSB.

Leia a matéria na íntegra nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.