Prefeitura de Itatiaia divulga atrações do Carnaval

A Prefeitura de Itatiaia não realizará festejos de Carnaval em 2014 pela segunda vez, mas divulgou durante a semana uma lista de atividades alternativas para os turistas que quiserem passar o feriado na cidade. Segundo a prefeitura, o valor que seria gasto com a festa foi revertido para outros setores prioritários durante a elaboração do Orçamento. De acordo com a secretária Municipal de Turismo, Roberta Dias de Oliveira, as oportunidades de lazer são diversificadas.

– Itatiaia conta com diversão tanto para os moradores, quanto para as pessoas que visitam o nosso município. Temos várias opções para quem quer passar o feriado na cidade, entre elas estão visitas ao Parque Nacional do Itatiaia, banho de cachoeiras, passeios à cavalo, museus, baile na colônia finlandesa de Penedo, ateliê de artes, lojas de artesanatos típicos e locais, além de uma  grande variedade de bares e restaurantes – ressaltou Roberta.

A secretária explica ainda que na área Central da Cidade os visitantes poderão ir ao Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro criado do Brasil e que abriga o Centro de Visitantes, onde são exibidas exposições de exemplares da fauna e flora da região. No local também são encontrados um mirante, piscina natural, picos, prateleiras, lagos, rios e cachoeiras como a conhecida Cachoeira Véu de Noiva.

Além do Parque Nacional outra opção de passeio é Penedo. O bairro aconchegante abriga  a  única colônia finlandesa no país que pode ter suas tradições  conhecidas  de forma mais profunda através de visitas ao  Museu Eva Hildén da Cultura Finlandesa de Penedo, ao  baile típico no Clube Finlândia, que acontece inclusive no sábado de carnaval, e ainda nos  restaurantes típicos da colônia.

Em Penedo roteiros que também merecem destaque são ainda o Pico do Penedinho, onde é possível avistar todo o bairro, a colônia e as três cachoeiras localizadas no Alto Penedo, entre elas a Cachoeira de Deus e as Três Bacias. Mas não para por aí: há também locais bastante procurados pelos turistas, como a Casa do Papai Noel, onde moradores e turistas podem conhecer o bom velhinho e curtir as lojinhas com produtos variados. O espaço ainda oferece ateliês de artes, bares e restaurante, além de diversos shoppings com lojinhas de artesanato.

Itatiaia conta ainda com paisagens na Região de Visconde de Mauá, onde estão localizados os bairros de Maromba e Maringá. Os locais, ideais para quem quer curtir um contato direto e único com a natureza, reservam cachoeiras, passeios ecológicos, bares e restaurantes, além da visitação à Igreja de São Miguel, em Maromba, e aos Museus Bühler e Duas Rodas.

 

Você pode gostar

One thought on “Prefeitura de Itatiaia divulga atrações do Carnaval

  1. Ano passado, foi dito que a verba seria destinada a saúde e a compra de 2 ambulâncias. Conclusão. A Saúde aqui continua no CTI e as duas ambulância foram doadas e o povo ficou sem o carnaval e sem o dinheiro. Piada…

    Se fosse mesmo investido aonde deveria, seria bem vindo. Mas sabe lá para onde vai esse dinheiro….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.