PSE atendeu em 2013 mais de sete mil alunos da rede pública

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou na última segunda-feira, dia 6, o balanço das atividades realizadas pelo PSE (Programa Saúde na Escola) durante 2013, junto às redes municipal e estadual de ensino. O programa tem por objetivo avaliar as condições de saúde de crianças e adolescentes, com idade entre sete e 18 anos. Segundo a coordenadora do Programa, Cristina Rosadas, no ano passado a Prefeitura superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, atendendo um total de 7.593 alunos.

De acordo com a coordenadora, a meta era a de beneficiar, até julho deste ano, pelo menos 70 por cento destes 7.593 alunos, matriculados nas 19 escolas contempladas com o Programa, sendo 15 municipais e quatro estaduais – ou seja, atender até 5.315 estudantes. “Porém, graças a um esforço muito grande de nossa equipe, conseguimos chegar a 100% dos alunos”, salientou ela, destacando que o PSE já está elaborando o cronograma das escolas que serão atendidas durante o ano de 2014.

Cristina Rosadas disse que em 2013, através do PSE, foram realizadas 3.532 avaliações auditivas; 5.200 avaliações oftalmológicas; 6.099 avaliações bucais; e 3.344 avaliações antropométricas. Além deste atendimento, cerca de 11 mil estudantes participaram de palestras, promovidas durante o ano – enumerou a coordenadora.

Ela informou também que as ações do PSE são divididas em dois componentes. “O primeiro realiza avaliações oftalmológica, bucal, auditiva e antropométrica dos estudantes; o segundo é desenvolvido por meio de palestras sobre alimentação saudável, sexualidade, cultura de paz e direitos humanos, além de álcool e drogas”, explica, lembrando que os alunos com problemas de obesidade ou baixo peso são encaminhados para acompanhamento de nutricionistas da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) da Secretaria de Saúde.

Fonte: PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.