UBM apresenta mostra de livroclipes em incentivo à leitura

Há cerca de três meses, acadêmicos do 6º período do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) estão envolvidos numa Oficina de LivroClipes, em parceria com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação UBM. As atividades fazem parte da pesquisa realizada para a tese de doutorado da UFRJ da professora Raquel Timponi, do curso de Jornalismo. O resultado será apresentado em uma Mostra de LivroClipes que acontece nesta sexta-feira, dia 08, às 19 horas, durante a Jornada da Comunicação 2013 do UBM.

Segundo a professora Raquel, a proposta da tese é promover o envolvimento dos alunos com as obras literárias, através da produção dos trailers de livros, realizada pelos estudantes. “Na tese, procuro analisar formas diferentes de leitura na atualidade que envolvem o audiovisual e o sonoro. Avalio se a produção dos LivroClipes com recursos audiovisuais de adaptação promove afeto dos alunos e gera interesse de leitura. Nesse sentido, investigo o olhar dos alunos em relação aos que eles pensam sobre a criação”, disse Raquel.

Ainda, segundo ela, essa modalidade de divulgação de livros é pouco conhecida no Brasil e foi criada para despertar interesse dos leitores pelos recursos multimídias, numa aposta de gerar um processo de fidelização de um público cada vez mais envolvido com as tecnologias.

Ao todo, foram criados sete LivrosClipes com tempo de duração de até quatro minutos. São produções realizadas pelos acadêmicos de Jornalismo, e pelos alunos do Colégio de Aplicação. Os alunos participaram de todo o processo de produção. “Eles mesmos escolheram as obras, montaram roteiros, composição de cena, narração, enquadramento, escolheram sonoplastia, trilhas sonoras e edição”, explicou Raquel.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.