Até agosto de 2014, Lagoa da Turfeira será uma UC

Até agosto de 2014, a área da lagoa da Turfeira, no pólo industrial, local onde foi construída a montadora da Nissan, em Resende, será uma Unidade de Conservação (UC). A notícia foi dada pela procuradora Izabella Brant do Ministério Público Federal durante audiência pública realizada nesta segunda, dia 14. Os estudos sobre a área degradada e quase fez desaparecer uma das últimas áreas úmidas naturais do estado do Rio de Janeiro, deverão terminar em fevereiro de 2104. Mais informações sobre a audiência no jornal BEIRA-RIO (impresso) edição a ser publicada dia 18.

A audiência foi transmitida via twitcasting TV a audiência pública do Espaço Z, em Resende. Acesse para ver os vídeos gravados: http://twitcasting.tv/f:1635481116 .

Depois de um ano da abertura do inquérito civil público no Ministério Público Federal a preservação da Lagoa da Turfeira, área que foi degradada com a instalação da fábrica da Nissan, parece que se tornará realidade. Dia 14, o MPF promoveu das 14 às 18h, no Espaço Z, Centro de Resende, uma audiência pública para esclarecer sobre a regularidade do licenciamento ambiental da Nissan do Brasil, assim como os impactos ambientais para a Lagoa de Turfeira e seu entorno e ao sistema hídrico do rio Paraíba do Sul. A audiência de iniciativa da procuradora Izabella Brant debaterá  necessidade de assegurar “a efetiva proteção da área, bem como da biodiversidade local com a criação de uma Unidade de Conservação”.

A audiência também deverá anunciar quando será celebrada a assinatura do Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC) entre Nissan, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado (Codin) que doou a área para a empresa japonesa.

Confira toda a retrospectiva sobre o caso da Lagoa da Turfeira. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.