Porto Real também tem internet gratuita

Os moradores de Porto Real já podem navegar pela Internet gratuitamente no Horto Municipal (foto). O sistema instalado prevê o acesso do usuário através de dispositivos que possuam a interface Wi-Fi, ou seja, computadores portáteis, celulares e tablets, por exemplo, que tenham em suas funções a capacidade de se conectar a uma rede de internet sem fio.

“O usuário chega ao local com seu celular, por exemplo, e ativa o seu dispositivo Wi-Fi. Em seguida, ele deve procurar pelo sinal de rede “pmpr_free”. Ele então manda conectar no sinal e é direcionado para a página de cadastro onde receberá uma senha que deverá usar toda vez que acessar o sistema”, explica o diretor do departamento de Informática da Prefeitura, Ramon Torres.

A disponibilização da internet está dentro do serviço de inclusão digital da prefeitura. Alguns sites são restringidos por um firewall, um dispositivo que tem por aplica uma política de segurança a um determinado ponto da rede. Isso para evitar que o usuário do sistema acesse sites de conteúdo impróprio como pornografia ou alusivos à violência e drogas. Além disso, é impedido o download para evitar a pirataria ou danos ao sistema.

Com a internet disponível, os moradores que frequentam o Horto podem checar os e-mails, fazer pesquisas escolares, visitar sites de notícias e acessar as redes sociais. O tempo de acesso é limitado a cada usuário em duas horas por dia, já que é uma internet pública e compartilhada. “É uma internet de inclusão, portanto ele é limitada e de baixa velocidade para permitir que o munícipe que não tem internet em casa, possa usar um espaço público para fazer suas pesquisas”, comenta o diretor Ramon.

Cadastro
O morador ao se cadastrar deve informar nome completo, e-mail e data de nascimento. Em seguida, é gerada uma senha definitiva de acesso composta por números e letras. Toda vez que usuário acessar qualquer ponto gratuito disponibilizado pela Prefeitura, deve usá-la. Se ele esquecer a senha, o procedimento é informar seus dados de cadastro novamente, assim o sistema identificará que ele já possui uma senha e irá informá-la ao usuário.

Foto: site da Prefeitura de Porto Real

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMPR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.