Dia Nacional de Luta da População de rua é comemorado em Resende

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 19, um encontro no Parque das Águas para celebrar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data marca a passagem do massacre na Praça da Sé, centro de São Paulo, em 2004.

 O SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, têm como objetivo de prestar assistência a moradores de rua ou a qualquer pessoa que esteja utilizando as ruas como moradia ou meio de sobrevivência. Podendo ser migrantes, pessoas de outras cidades que pedem esmola em Resende; crianças em situação de rua ou que estejam trabalhando nas ruas.

 No encontro no Parque das Águas, os profissionais do SEAS reuniram algumas das pessoas atendidas para atividades esportivas e recreativas. Também foi realizada uma roda de conversa onde foram debatidos temas relacionados à garantia dos direitos e implementação de políticas aos indivíduos em situação de rua.

Segundo a Prefeitura, em maio foram realizados 32 atendimentos; em junho, 103; e até o dia 23 de julho, 152, totalizando 287 atendimentos. Essas pessoas foram atendidas por uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e agentes sociais. Por meio do SEAS, os moradores foram encaminhados para diversos serviços oferecidos pela Prefeitura, como o Centro de População de Rua, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS-AD), Defensoria Pública, Programas da Secretaria de Saúde, Sistema Nacional de Emprego (SINE), dentre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação/PMR

Foto: Divulgação/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.