Câmara repudia cobrança de esgoto retroativa

Os vereadores de Resende fizeram uma moção de repúdio à concessionária Águas das Agulhas Negras, motivada pela cobrança retroativa da tarifa de esgoto, na última quinta-feira, dia 18. A cobrança é referente aos bairros de Resende que não dispõem de tratamento de esgoto e foi suspensa pela Justiça durante cinco meses, de fevereiro a junho deste ano. Em julho, porém, a empresa conseguiu uma liminar para retomar a cobrança, passando também, em outubro, a exigir o valor referente aos meses em que foi impedida pela Justiça.

A agência reguladora Sanear, por sua vez, apontou a irregularidade da cobrança retroativa, alegando que a Água das Agulhas Negras precisaria ter autorização judicial para tanto. “A empresa desrespeitou a notificação da Sanear para que se abstenha de fazer a cobrança retroativa. Trata-se de uma atitude lamentável e truculenta por parte da concessionária”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Kiko Besocuhet (PP).

Não obstante, segundo a Sanear, ainda que a cobrança fosse autorizada, os consumidores precisariam ser informados com 30 dias de antecedência, bem como receber opções para o pagamento. Em função disso, a própria Sanear orientou a população atingida a não efetuar o pagamento, pedindo aos consumidores que entrem em contato com a agência reguladora pelos fones 3359-2834 e 3359-2822 em caso de dúvida.

Por meio da moção de repúdio, a Câmara se declarou contrária à conduta adotada pela concessionária e pediu o fim da cobrança retroativa. “Reiteramos o apoio do Legislativo Municipal aos usuários, lembrando que, embora tenha natureza privada, a Águas das Agulhas Negras presta um serviço público à cidade e que, portanto, deve ser fiscalizado pelo Poder Público”, concluiu o presidente da Câmara.

Fonte: Assessoria de Comunicação (CMR)

Você pode gostar

10 thoughts on “Câmara repudia cobrança de esgoto retroativa

  1. Fui a primeira a reclamar na rede social assim que recebi está conta,depois de ler em um outro jornal sobre a respeito dessa cobrança e que é para não efetuar o pagamento fica umas duvidas: Como se referi a cobrança do esgoto não pagando eles podem cortar minha água? Existe tanta liminar que derruba tantas ordens judicias a favor deles,será que existe uma liminar ao nosso favor? Se o esgoto não é tratado e foi cobrado tantos anos essa tarifa eles não terão que devolver nosso dinheiro?

  2. Aprovaram a concessão agora repudiam? me contam uma de português.Não pagar uns meses que não foi pago e continuar pagando faz pouca diferença, não deveriam é ter assinado contrato. Conseguir liminares em ano eleitoral só encheu a paciência do usuário.

  3. Em Porto Real a água e esgoto é de graça….. aqui em Resende tem uma máfia nesse negócio de água porque é cobrado muito caro uma coisa que é retirada do rio Paraiba de graça…… o tratamento de água deveria pertencer a prefeitura não a terceiros. (…).

  4. é absurdo a cobrança de 80%do valor da agua para o esgoto para ser jogado no rio alambari
    pois é vergonhoso temos que pagar esse valor pra poluir a natureza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.