Câmara repudia cobrança de esgoto retroativa

Os vereadores de Resende fizeram uma moção de repúdio à concessionária Águas das Agulhas Negras, motivada pela cobrança retroativa da tarifa de esgoto, na última quinta-feira, dia 18. A cobrança é referente aos bairros de Resende que não dispõem de tratamento de esgoto e foi suspensa pela Justiça durante cinco meses, de fevereiro a junho deste ano. Em julho, porém, a empresa conseguiu uma liminar para retomar a cobrança, passando também, em outubro, a exigir o valor referente aos meses em que foi impedida pela Justiça.

A agência reguladora Sanear, por sua vez, apontou a irregularidade da cobrança retroativa, alegando que a Água das Agulhas Negras precisaria ter autorização judicial para tanto. “A empresa desrespeitou a notificação da Sanear para que se abstenha de fazer a cobrança retroativa. Trata-se de uma atitude lamentável e truculenta por parte da concessionária”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Kiko Besocuhet (PP).

Não obstante, segundo a Sanear, ainda que a cobrança fosse autorizada, os consumidores precisariam ser informados com 30 dias de antecedência, bem como receber opções para o pagamento. Em função disso, a própria Sanear orientou a população atingida a não efetuar o pagamento, pedindo aos consumidores que entrem em contato com a agência reguladora pelos fones 3359-2834 e 3359-2822 em caso de dúvida.

Por meio da moção de repúdio, a Câmara se declarou contrária à conduta adotada pela concessionária e pediu o fim da cobrança retroativa. “Reiteramos o apoio do Legislativo Municipal aos usuários, lembrando que, embora tenha natureza privada, a Águas das Agulhas Negras presta um serviço público à cidade e que, portanto, deve ser fiscalizado pelo Poder Público”, concluiu o presidente da Câmara.

Fonte: Assessoria de Comunicação (CMR)

Você pode gostar

10 thoughts on “Câmara repudia cobrança de esgoto retroativa

  1. Assalto à mão do poder é o que essa Concessionária faz ao povo de Resende. E tem conivência da administração da cidade porque se quisessem ja teriam resolvido isso. A taxa retroativa esta sendo cobrada mas nao precisaremos pagar, mas na conta da água vem taxa de esgoto que é calculada pelo mesmo valor da água tratada para consumo humano. Não pague essa pra ver e vc ficará sem água. Como pode se comparar esgoto com água tratada para consumo ??? Porque tem o mesmo valor ??? Não é só na mão armada que se dá um assalto, a pior forma de assalto é essa do poder que alguns possuem através do dinheiro sobre o pobre trabalhador. A Prefeitura de Resende através dos seus dirigentes eleitos por esse mesmo povo que está sendo roubado deveria ter vergonha do que está acontecendo na cidade em relação ao fornecimento de água para os cidadãos. Tão bem localizada às margens do Rio Paraiba e com tantos outros rios que cortam a cidade e desaguam no mesmo Paraiba, não há razão para a água custar tão caro por aqui. É Roubo. Prendam, expulsem essa Concessionaria da cidade, caso nao tenham rabo preso com eles, é claro.

    1. Também penso como você, deve ter muita maracutaia nessa empresa e a prefeitura e os órgãos públicos, primeiro se você consumir menos de 10 m3 eles te cobram os 10 m3, outro é que se estourar um cano em minha casa e vazar digamos 20m3 de agua, também pagarei pro esgoto, isso não é forma de calcular o esgoto, o esgoto tem que ser fixo, e não essa valor acompanhando o consumo da água, acho que Resende tá na hora de acordar e parar de ser esse povo passivo, ir pras ruas, fazer movimentos.

  2. Eu fiz o primeiro pagamento por medo de corte no fornecimento por falta de pagamento e agora será que se não der em nada essa cobrança eu perderei o valor já pago?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.