19082017

Sessão e rodada de negócios abrem Flumisul

Tamanho do texto »

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa também participou da abertura do evento

Com o intuito de aproximar empresas do setor de Petróleo e Gás e gerar negócios na região, o Sebrae realizou ontem uma sessão de negócios com participação da Petrobrás Transpetro e da Nuclebrás. A sessão começou às 14 horas com uma palestra do coordenador do Programa de Petróleo e Gás do Sebrae, Antônio Batista, e marcou o início das atividades previstas para a 19ª Flumisul. Ao todo, 35 empresas participaram do evento que contou com apoio do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Médio Paraíba (Metalsul), da Firjan e das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Barra Mansa, Volta Redonda e Resende.

Antes de dar início à sessão, Antônio Batista falou sobre como fazer negócios no setor. Ele destacou a importância de as empresas aderirem ao meio digital para se aproximarem dos fornecedores. “É importante ter um profissional exclusivamente para assumir os serviços digitais. Hoje tudo é feito via internet e isso é benéfico para os fornecedores porque elimina a distância. É possível tornar o seu trabalho visível para empresas de outras cidades e estados”, ressaltou o coordenador, destacando que o Brasil está iniciando um novo ciclo do setor de Petróleo com entrada de várias empresas. “Tudo isso traz muitas oportunidades”, acrescentou.

De acordo com a gestora de projetos do Sebrae no Médio Paraíba, Patrícia Rocha, a sessão de negócios é uma das formas adotadas pela entidade para aproximar as empresas e os fornecedores. A outra é a rodada de negócios. A diferença, segundo Patrícia, é que a rodada é individual e conta com participação de grandes empresas – as chamadas âncoras. Já a sessão independe do tamanho e do volume de negócios, sendo realizada em conjunto – separada somente em grupos. “Mesmo não sendo uma característica da sessão de negócios, nós trouxemos duas âncoras que são a Transpetro e Nuclebrás para dialogar com os fornecedores”, explicou, frisando que 35 empresas participaram.

Segundo Patrícia, a próxima rodada e sessão de negócios do Sebrae acontecerão na Feira de Negócios Industriais do Sul Fluminense (Industrisul) 2017, realizada entre os dias 12 e 14 de setembro, na Ilha São João, em Volta Redonda. “A dificuldade de uma pequena empresa se aproximar de potenciais compradores é muito pequena e esses eventos possibilitam isso”, concluiu.

FÓRUM, CONFERÊNCIA, DEBATE E PALESTRA
Nesta sexta, dia 11, acontece uma Rodada de Negócios Multissetorial promovida pelo Programa Compra Rio, do Governo do Estado, com o intuito de aproximar empresas da capital carioca, e de fornecedores do Sul Fluminense, visando incrementar os negócios em todo Estado. Logo após, haverá uma série de palestras com o Sebrae, o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e a uma empresa estatal argentina dedicada à exploração, refino e venda do petróleo e derivados.

Neste sábado, dia 12, a partir das 14 horas, as secretarias municipais realizam o 1º Fórum de Debates de Desenvolvimento de Barra Mansa. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) colocará em debate o tema ‘Os desafios e perspectivas do esporte para a próxima década’. Na sequência, a Secretaria de Saúde debate a perspectiva da saúde pública na cidade com o secretário Sérgio Gomes; a gerente de Planejamento e Saúde, Isabela Correa Almeida; e a gerente de Atendimento Primário, Mariana Sodreira Almeida.

E a partir das 16 horas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza uma conferência para discutir os caminhos para se tornar um empreendedor com o empresário barra-mansense Ronaldo Pereira Júnior. A palestra acontece às 17h45min, no teatro Tulhas do Café. O tema também será discutido pela presidente da Rede Brasil de Afroempreendedores (Reafro), Ruth Pinheiro.

Já no domingo, dia 13, último dia da feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação debate ‘A Barra Mansa tecnológica para o amanhã’, abrindo a roda de conversas às 17 horas. Depois, a Secretaria de Educação falará sobre o nível educacional para o desenvolvimento do município. O secretário da pasta, Vantoil de Souza, o subsecretário Ricardo Rosas e a gerente pedagógica de Educação Básica, Saionara Maciel Viçoso, serão os responsáveis pela palestra.

Fotos: Reprodução da Internet

Fonte: A Voz da Cidade

Deixe um comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.