23042017

Itatiaia se prepara para implantação de plano museológico para a cidade

Tamanho do texto »

Na semana passada, aconteceu no Espaço Z em Resende uma oficina para criação de plano museológico e a Casa da Cultura de Itatiaia enviou o professor Thiago Ferreira para participar do encontro que abordou uma ferramenta global para planejamento estratégico e organização de todos os setores e atividades dos museus.

– A primeira coisa que fizemos foi aprender a definição do que é um museu, de onde surgiu, os tipos de museu, etc. A oficina falou também da parte de legislação, regulamentação e criação de museus. Essa parte da criação foi a mais importante para nós, pois não temos um museu aqui, mas temos um plano pra criar o Museu de Arte de Itatiaia (MAI). Agora iremos nos reunir em Itatiaia para passar o que aprendi e estruturar o que será feito – explicou Thiago Ferreira.

A oficina foi ministrada pelo museólogo e mestre em artes visuais Rafael Azevedo do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo ele, a partir da publicação do Estatuto dos Museus (Lei 11.904, de janeiro de 2009), o Plano Museológico é, também, documentação obrigatória para fomento e incentivo fiscal para instituições museológicas.

– Esse é um compromisso da atual gestão de fortalecer a cultura local e criar oportunidades culturais dentro da nossa cidade. Nunca se pensou em Cultura como na atual gestão. O primeiro passo foi trazer ainda mais cursos para nossa Casa e a população pode esperar ainda mais, pois nosso objetivo é que as pessoas não precisem sair daqui para respirar Cultura – ressaltou o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto.

Foto: Divulgação/PMI

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação (PMI)

Deixe um comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.